A Batalha de Armagedom

Texto BĂ­blico Indicado: Apocalipse 16

A assim chamada Batalha de Armagedom ocorrerá durante os dias finais da Grande Tribulação. Como revelado em Apocalipse 16, Deus derramará uma sĂ©rie de sete juĂ­zos devastadores sobre a terra chamados “taças da ira”.

 

As primeiras seis taças da ira de Deus servirão como uma introdução ao que a Bíblia chama de Armagedom. Quando a sexta taça é derramada (v. 12), o tempo da Segunda Vinda de Cristo está muito próximo. O versículo 12 diz que as águas do rio Eufrates se secarão para preparar o caminho para uma invasão militar em Israel pelos reis do Oriente.

 

Ao contemplar esta cena final, JoĂŁo relatou: “E da boca do dragĂŁo, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saĂ­rem trĂŞs espĂ­ritos imundos, semelhantes a rĂŁs. Porque sĂŁo espĂ­ritos de demĂ´nios, que fazem prodĂ­gios; os quais vĂŁo ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-Poderoso” (v. 13,14).

 

No início da Grande Tribulação, por meio de engano e poder satânicos, um governo mundial é formado, com o governante de dez nações do império romano reavivado tornando-se o ditador sobre todo o globo (Ap 13.7). Agora, da mesma fonte de poder que montou esse governo mundial vem a influência para reunir os exércitos do mundo para desafiar este governo mundial. Esses exércitos são guiados para convergir na Terra Santa a fim de guerrear por superioridade. Entretanto, parece que o propósito satânico da Batalha de Armagedom é o de reunir toda a força militar do mundo para contender contra os exércitos do céu.

 

Apocalipse 16.16 declara: “E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom”. A batalha subsequente se concentrará em torno do monte de Megido, conhecido em aramaico como Armagedom, que se localiza no norte de Israel.

 

Na verdade, como outras Escrituras descrevem a cena (Dn 11.40-45), tanto os exĂ©rcitos invasores quanto os defensores provavelmente estarĂŁo dispersos por toda a terra de Israel que será uns 320 quilĂ´metros de norte a sul e se estenderá do mar Mediterrâneo ao oeste atĂ© o rio Eufrates ao leste. Esses exĂ©rcitos entrarĂŁo em guerra por supremacia global contra o governante mundial enquanto o mundo inteiro desfalece sob os vários juĂ­zos de Deus. A guerra, contudo, nĂŁo será resolvida, e mesmo no dia da Segunda Vinda de Cristo haverá combate de casa em casa em JerusalĂ©m (Zc 14.1-3).

 

Apocalipse 16.17-21 descreve uma sĂ©tima e Ăşltima “taça da ira” — um terremoto mundial devastador. Ele destruirá BabilĂ´nia (ver Ap 18); “as cidades das nações” ruirĂŁo (v. 16-19); e ilhas e montanhas desaparecerĂŁo (v. 20).


O juízo do terremoto terá seu clímax com uma saraivada sobrenatural na qual as pedras de granizo pesarão aproximadamente 45 quilos cada uma (v. 21). O mundo será deixado em frangalhos, e suas cidades, em ruínas. Aparentemente, apenas Jerusalém e as cidades de Israel permanecerão intactas. É para esta cena que Cristo retornará em poder e glória, como descrito em Apocalipse 19.11-16.


Artigo: John F. Walvoord


 đź’» Publicado em: www.evjairalves.blogspot.com

Redator: Jair Alves

đź“‚ Comentário bĂ­blico

📂 Lições Dominical

đź“‚ Estudos BĂ­blicos

đź“‚ Sermões

đź’» Ir para InĂ­cio do Blog

Share: