SUBSÍDIO LIÇÃO 9: O REINADO DE JOÁS

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  3° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

Os quarenta anos de reinado de Joás podem ser divididos em duas partes: antes e depois da morte de Joiada, seu guardião espiritual. A declaração: “Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia" é ominosa. Sem a firmeza moral e espiritual do sumo sacerdote, Joás era tão instável quanto Ló sem Abraão. 

Logo, Deus demonstrou sua misericórdia para com o povo de Judá ao estender a vida de Joiada de modo extraordinário até 130 anos (2Cr 24.15)! Ele viveu mais tempo do que qualquer qualquer outro indivíduo que aparece no registro dos mil anos anteriores, desde Anrão, antepassado de Moisés, que faleceu com 137 anos (Êx 6.20).

1. O REINADO DE JOÁS

Datas: 835 a.C. - 796 a.C.

Duração do reinado: 40 anos (2 Reis 12.1; 2 Crônicas 24.1).

Foi o único sobrevivente do banho de sangue promovido por Atalia. Durante algum tempo, Joás viveu para Deus, mas posteriormente acabou por tornar-se um líder cruel.


2. A LIVRAMENTO DE MORTE DO BEBÊ JOÁS

Quando Atalia, mãe de Acazias, viu que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real. Mas Jeoseba, filha do rei Jorão e irmã de Acazias, raptou Joás, filho de Acazias, do meio dos filhos do rei que seriam mortos e o pôs, juntamente com a sua babá, numa câmara interior; e, assim, o esconderam de Atalia, e ele não foi morto. Joás esteve com ela, escondido na Casa do SENHOR, durante seis anos; e Atalia reinava no país (2 Rs 11.1-3 - NAA).

Joiada era o sumo sacerdote, e sua esposa, Jeoseba, era uma princesa, filha do rei Jeorão e irmã do rei Acazias, que havia sido assassinado por Jeú. Assim, ela era tia do pequeno Joás. O fato de uma mulher tão piedosa vir de uma família como aquela é um milagre da graça de Deus.

 

Sabendo o que Atalia planejava fazer, o sacerdote e a princesa roubaram Joás (2 Crônicas 22.10-12), que na época tinha um ano de idade, do berçário real, e o esconderam, com sua ama, primeiro num cômodo onde eram guardadas roupas de cama velhas (2 Cr 22.11) e, depois, num dos cômodos do templo (2 Cr 22.12). À medida que foi crescendo, Joás misturou-se às outras crianças com as quais brincava na vizinhança do templo e não foi reconhecido como um dos herdeiros ao trono.

 

Pela sua providência bondosa, o Senhor cuidou da criança e também das três pessoas que sabiam quem era o menino e onde ele se encontrava.

 

Se a rainha Atalia tivesse descoberto o que estavam fazendo, teria executado todos eles com o príncipe. A ordem de Atalia foi uma tentativa satânica de acabar com a linhagem messiânica. Sua intenção era acabar com a descendência real, mas, em fidelidade à aliança davídica, o Senhor preservou Joás.

3. INÍCIO DO REINADO

O verdadeiro descendente de Davi assentou-se no trono, e reinou durante quarenta anos (835-796).

Visto que ele tinha apenas sete anos quando se tornou rei, ficou sob a tutela de Jeoiada, o sumo sacerdote, cuja autoridade sobre o jovem monarca estendia-se ao ponto de escolher suas esposas (2 Cr 24.3).

 

4. A RESTAURAÇÃO DO TEMPLO POR JOÁS (2 Rs 12.1-16)

2 Reis 12 informa que o templo do Senhor havia caído em esquecimento e entrado em decadência durante o tempo em que Atalia ocupou o trono. Mais que depressa, Joiada tomou as medidas necessárias para sanar essa situação ao seguir as ordens de Davi (1 Cr 23 - 26) e colocar os sacerdotes e levitas corretos em seus devidos lugares de ministérios.

 

5. A MORTE DO SUMO SACERDOTE JOIADA

Depois da morte de Joiada, Judá viveu dias difíceis. Enquanto seu sumo sacerdote estava vivo, Joás andava na linha. Todavia, com sua morte, uma trágica transformação ocorreu. Certamente, foi pela graça de Deus que Joiada viveu tanto tempo, 130 anos.

Mas, com seu falecimento, Joás tornou-se tal como Ló sem um Abraão (2 Cr 24.2,15,16).

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

 

Share: