Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência
Comentarista: Esequias
Soares | Classe: Adultos
Data da Aula: 5 de Janeiro de 2025
TEXTO ÁUREO
"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos." (Jd 3)
VERDADE
PRÁTICA
Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico que distorcem os pontos principais da doutrina bíblica.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda Mt 7.15
O cuidado para não ser enganado (a) pela aparência
Terça-1 Co 11.19
As heresias podem ser internas, causando divisão na igreja
Quarta - Fp 1.16
O apóstolo Paulo foi chamado para defender o Evangelho
Quinta Tt 1.9
Admoestando com a sã doutrina para convencer os
contradizentes
Sexta Tt 3.10
Não insistir com o herege contumaz
Sábado Hb 6.1, 2
Nunca deixar de observar os fundamentos da fé cristã
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Atos 20.28-31; 1 Pedro 3.15,16; 2 Pedro 2.1-3
Atos 20.28-31
28
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos
constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com
seu próprio sangue.
29
Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos
cruéis, que não pouparão ao rebanho;
30
E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas,
para atraírem os discípulos após si.
1 Pedro 3.15,16
15
Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados
para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da
esperança que há em vós,
16
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de
malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em
Cristo.
2 Pedro 2.1-3
1
E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também
falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e
negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da
verdade.
3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
HINOS SUGERIDOS: 306, 505, 559 DA Harpa Cristã
INTRODUÇÃO
Heresias
são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico, pois elas distorcem os
pontos principais da doutrina cristã, confrontam o Cristianismo Histórico e
criam um problema para as igrejas e as famílias.
As
heresias da atualidade são as mesmas da antiguidade, mas com uma roupagem nova,
que foram rejeitadas pelos apóstolos e primeiros cristãos, pois "nada há
novo debaixo do sol" (Ec 1.9). O presente trimestre tem por objetivo
mostrar o referencial doutrinário da fé cristã, levando-o (a) a reconhecer de
longe as heresias. Esta primeira lição é um estudo sobre o problema das
heresias nas igrejas e a nossa responsabilidade na defesa da fé.
Palavra-Chave
Heresia
I- AS AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES
1.
Os cuidados pastorais (At 10.28).
Os
“anciãos” mencionados no versículo 17 são chamados de bispos nessa passagem e,
ao dizer que eles foram constituídos pelo Espírito Santo para “apascentardes a
igreja de Deus”, mostra que eles são pastores. A função primordial do pastor é
alimentar, guiar e proteger o rebanho (Lc 15.4-6).
O
Novo Testamento emprega essa metáfora ao tratar o relacionamento entre pastor e
rebanho na igreja. A exortação apostólica aos líderes da igreja visa proteger
os irmãos e as irmãs das heresias e guiar todos na verdade do Evangelho. Esse
cuidado aparece nos ensinos de Jesus (Mt 7.15-20).
2.
“Depois da minha partida” (v.29).
Essa
expressão é uma palavra profética, pois o apóstolo não está apenas se referindo
à sua morte, mas também ao avanço dos hereges no seio da igreja depois do
período apostólico, no futuro. Paulo usa uma linguagem metafórica para
identificar os falsos doutrinadores, “lobos cruéis” ou “lobos vorazes” (v. 29 -
Nova Almeida Atualizada - NAA). O apóstolo Pedro, depois de ensinar que o
Espírito Santo inspirou os profetas do Antigo Testamento (2 Pe 1.19-21),
mostrou que a presença do verdadeiro ensino nem sempre é suficiente para
impedir a manifestação do falso. Tanto que, ao falar a respeito dos profetas
legítimos dentre os hebreus, ressaltou que também havia entre o povo falsos
profetas, como haveriam de surgir com o tempo, no meio da Igreja, falsos
mestres (2 Pe 2.1). Na verdade, eles já estavam presentes no período apostólico
(Gl 1.7; Cl 2.8; Jd 4).
3. A origem dos falsos mestres (v.30).
Dois
pontos surpreendentes, nessa parte do discurso, nos chamam a atenção; primeiro,
os lobos vorazes surgem de dentro da própria igreja “dentre vós mesmos” e, segundo
“se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos
após si”. Os discípulos deles ainda estão por aí. Entre eles estão os que se
posicionam acima das Escrituras, os quais, sem o menor pudor espiritual, usam
as redes sociais para “corrigir” a Bíblia e discordar abertamente dos profetas
e dos apóstolos bíblicos. Tais pessoas consideram seus discursos modernos e a
mensagem da Bíblia, desatualizada, em razão disso oferecem um novo evangelho (2
Co 11.13-15). Em face disso, vemos a importância de estudar um campo da
Teologia denominado de apologética para orientar os crentes dos nossos dias.
SINOPSE I
Os lobos vorazes surgem de dentro do povo de Deus. Por isso, a Apologética é tão necessária.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
UM
TESTEMUNHO COERENTE
"O segredo da coragem e
sucesso em enfrentar oposição é santificar a Cristo, como Senhor, no coração (1
Pe 3.15). Isso significa entronizar Cristo no coração como o Senhor supremo,
que apesar de inocente sofreu pelos culpados e tem a preeminência em todas as
coisas (Cl 1.18); reconhecê-lo como santo; confiar plenamente nas suas sábias
providências com toda a sinceridade; e amá-lo com um amor inspirado por uma
teologia correta que cobre a sua morte ‘com significado expiatório’.
Sempre devemos estar preparados para enfrentar a zombaria dos críticos e a investigação honesta daqueles que buscam a verdade. Pedro pode ter se lembrado daquela noite amarga em que negou a Cristo. A resposta a qualquer que [...] pedir a razão da esperança envolve um relato racional das verdades básicas do Cristianismo e uma refutação convincente das acusações falsas. Esse tipo de resposta requer mansidão e temor e uma boa consciência (v. 16). Para ser eficiente, o testemunho deve estar baseado numa vida piedosa; deve ser apresentado com firmeza, livre de qualquer traço de rebeldia ou desrespeito para com os inquiridores, e deve vir de um coração que está consciente da presença divina. Nos dias de Pedro, quando os cristãos eram vistos como malfeitores e acusados de posições religiosas heréticas e maus costumes, sua melhor defesa não era uma argumentação veemente, mas um bom procedimento (conduta) em Cristo, o testemunho silencioso de uma vida santa centrada no Senhor Jesus” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.233).
II - O QUE É APOLOGÉTICA?
1.
Definição (1 Pe 3.15).
Apologética
Cristã é a defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas
doutrinárias. O termo vem
do substantivo grego apologia, que literalmente significa “defesa, resposta”.
O termo grego traduzido por “responder”, em “preparados para responder com
mansidão” em 1 Pedro 3.15 é apologia, numa tradução literal é “... sempre
preparados para [uma] defesa”.
A
versão bíblica chamada de Nova Versão Transformadora (NVT) emprega o verbo
“explicar”, assim: “sempre preparados para explicá-la”. A Apologética mostra
que o cristianismo é racional, os dados da revelação podem ser explicados de
maneira metódica e sistemática, portanto, aceitável. Jesus disse que devemos
amar a Deus de todo os nossos corações [...] e de todo o nosso entendimento (Mc
12.30). Isso ensina que devemos amar a Deus por completo, com o corpo, as
emoções e o intelecto.
2. A que defesa Pedro se refere? (v.16).
Há
quem argumente que essa defesa seja uma resposta a uma acusação, visto que essa
mesma palavra, apologia, aparece, nesse sentido no Novo Testamento, como defesa
de uma acusação tanto formal (At 22.1; 25.16)
como informal (1 Co 9.3; 2 Co 7.11; Fp 1.7,16). O versículo 16 fala do
bom testemunho cristão que serve para provar a inconsistência das acusações
contra os crentes. Mas não parece ser esse o caso, porque a defesa, resposta ou
explicação nessa passagem é sobre a razão da fé dos cristãos, e isso diz
respeito à doutrina cristã. Ainda que Pedro esteja se referindo à resposta a
uma acusação formal num ambiente hostil, não deixa de ser uma oportunidade para
a defesa da fé cristã, como aconteceu com o apóstolo Paulo diante de Festo (At
26.24,25) e de Agripa, na mesma audiência (At 26.27-29).
3. Por que devemos combater as heresias?
(3.16).
a)
Para defesa própria (1 Tm 4.16) : Os
cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber a
forma de refutá-los biblicamente;
b)
Para ajudar os outros na compreensão da própria fé:
principalmente
os que rejeitam pontos fundamentais da fé cristã e, muitas vezes, de forma inconsciente,
pois sabemos que existem muitas pessoas sinceras as quais buscam servir a Deus
e precisam conhecer a sua Palavra (Tt 1.9). Esse debate sobre as crenças deve
ocorrer de maneira respeitosa e com argumentos e fundamentação bíblica,
respondendo às objeções contra a fé cristã. O êxito dessa luta é garantido
quando se está nos domínios do Espírito Santo (Jo 16.13).
SINOPSE II
O cristão é chamado a responder de maneira respeitosa às objeções contra a fé cristã.
III - O
QUE SÃO HERESIAS?
1. Seitas e heresias.
A
palavra hairesis no Novo Testamento grego é traduzida como “seita” (At 5.17;
15.5; 24.5; 28.22) e “heresias” (1 Co 11.19; Gl 5.20; 2 Pe 2.1). É verdade que
o Cristianismo foi também chamado de “seita”, mas por não cristãos, pessoas que
não conheciam as verdades do Evangelho de Cristo e que se opunham a Ele (At
24.5,14; 28.22). A palavra “seita” é usada para designar as religiões
heterodoxas. É um termo já desgastado, trazendo em si, muitas vezes, um tom
pejorativo, por isso devemos saber quando aplicá-lo.
2. “Hairesis” no Novo Testamento.
Esse vocábulo aparece com o sentido de “partido, espírito sectário” e nem sempre representa uma ruptura com o sistema convencional de determinada comunidade. Os saduceus e os fariseus eram seitas que formavam facções dentro do próprio judaísmo (At 5.17; 26.5), e a versão bíblica NAA traduz por “partido”. Paulo adverte para que não haja no seio da igreja essas divisões (hairesis) e condena as inovações doutrinárias que causam divisão ou dissensão (1 Co 11.19; Gl 5.20).
3. Heresias de perdição (2 Pe 2.1).
É
nessa passagem que hairesis apresenta o sentido de erro doutrinário como a
“heresia”, propriamente dita, no campo teológico que nós conhecemos hoje. As
heresias distorcem os pontos principais da doutrina cristã no que diz respeito
a Deus: Trindade, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo; ao ser humano:
natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos; à igreja e às
Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade e
interfere na salvação (v.1b), pois não existe salvação sem Jesus (Jo 14.6; At
4.12).
SINOPSE III
O apóstolo Paulo adverte acerca das divisões no seio da igreja e condena as inovações doutrinárias que causam dissensões.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
SEITA
A palavra grega hairesis traduzida
como ‘seita’ em algumas versões significa literalmente ‘divisão’ ou ‘partido’,
sem uma conotação depreciativa. Ela era usada para falar das várias escolas
filosóficas de pensamento. E usada nesse sentido neutro a respeito dos fariseus
e saduceus em Atos 5.17; 15.5. Nos últimos capítulos do livro de Atos, onde ela
é usada em relação aos cristãos, começa a aparecer um tom mais crítico (24.5;
26.5; 28.22). Em 1 Coríntios 11.19; Gálatas 5.20 e 2 Pedro 2.1, algumas versões
a traduzem como ‘heresias’. Embora não se possa ter a certeza de que esta
palavra passou a ser sinônimo de falsas doutrinas assim tão cedo, ela é usada
aqui no sentido de ‘dissensão’ ou ‘opiniões destrutivas’ (Arndt. p. 23)”
(Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.1785).
CONCLUSÃO
Os apóstolos responderam aos opositores da fé cristã e lançaram a base da nossa teologia. Todos os escritos do Novo Testamento mostram essa luta acirrada contra as falsas doutrinas. É, pois, tarefa da igreja atual “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3). Finalizamos com a seguinte pergunta para reflexão: Estamos afazer pela verdade o que esses agentes da heresia fazem pela mentira?
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
Nesta lição, qual a exortação apostólica aos líderes da igreja?
A exortação apostólica aos líderes da igreja visa proteger os irmãos e as irmãs das heresias e guiar todos na verdade do Evangelho.
2.
Qual a definição de Apologética Cristã?
Apologética Cristã é a defesa lógica e racional da fé cristã e de suas práticas doutrinárias.
3.
Por que devemos combater as heresias?
a) Para defesa própria (1 Tm 4.16): Os cristãos devem estar informados daquilo que os vários grupos ensinam e saber a forma de refutá-los biblicamente; b) Para ajudar os outros na compreensão da própria fé: principalmente os que rejeitam pontos fundamentais da fé cristã e, muitas vezes, de forma inconsciente, pois sabemos que existem muitas pessoas sinceras as quais buscam servir a Deus e precisam conhecer a sua Palavra (Tt 1.9).
4. Onde, no Novo Testamento, hairesis tem o
sentido de heresia, como erro doutrinário?
2 Pedro 2.1. É nessa passagem que hairesis apresenta o sentido de erro doutrinário como a “heresia”, propriamente dita, no campo teológico que nós conhecemos hoje.
5.
Qual a pergunta para a nossa reflexão?
Estamos
a fazer pela verdade o que esses agentes da heresia fazem pela mentira?