Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD
Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência
Comentarista: Esequias Soares
TEXTO
ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)
VERDADE
PRÁTICA
Desde
a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a
Bíblia.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 1.1
Os primeiros vislumbres da Trindade
Terça - Is 63.8-10
Javé, o Anjo de sua face e o Espirito de sua santidade são
distinguíveis como três pessoas
Quarta - 1 Co 12.4-6
O Deus Triúno presente na distribuição dos dons
espirituais
Quinta - 2 Co 13.13
A Santíssima Trindade presente na bênção apostólica
Sexta - Ef 4.4-6
Três pessoas: Pai é Pai, Filho é Filho e Espírito Santo é
Espírito Santo
Sábado - 1 Pe 1.2
A Trindade atua na obra da salvação
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 3.15-17; 28.19,20
Mateus 3
15 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa
por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o
permitiu.
16 - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água,
e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba
e vindo sobre ele.
17 - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o
meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 28
19 - Portanto, ide, ensinai todas as nações,
batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - ensinando-as a guardar todas as coisas que
eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à
consumação dos séculos. Amém!
Hinos
Sugeridos: 185, 307, 553 da Harpa Cristã
INTRODUÇÃO
O
Novo Testamento mostra que os cristãos do período apostólico reconheciam o seu
Deus como triúno sem precisar de formulação teológica, recurso a que a igreja
mais tarde precisou recorrer para responder às ideias equivocadas sobre Deus. A
Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer
essa terminologia, a "Trindade”, os cristãos do período apostólico
reconheciam essa verdade.
PALAVRA CHAVE: TRINDADE
I - COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA
TRINDADE
1.
A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão.
As Escrituras ensinam que o Deus de Israel, revelado nas Escrituras dos judeus (Dt 6.4; 2 Rs 1915; Ne 9.6; SI 83.18; 86.10), é o mesmo Deus do Novo Testamento (Mc 12.29-32).
a)
Cada uma das três pessoas é chamada “Deus”.
A
mesma Bíblia que ensina haver um só Deus, e que Deus é um só, ensina também que
o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O nome “Deus” se aplica
ao Pai sozinho (Fp 2.11), da mesma forma ao Filho (Cl 2.9) e ao Espírito Santo
(At 5.3,4).
b)
Cada uma das três pessoas é cada “Senhor”.
Isso também ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh), “Senhor”, pois aplica-se ao Pai sozinho (S1 110.1), ao Filho (Is 4.03; Mt 33), e ao Espírito Santo (Ez 8.1,3). No entanto, aplica-se à Trindade (Dt 6.4; Sl 83.18).
c)
O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade.
“Ouve,
Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4). Essa é a confissão de
fé no Judaísmo.
A
palavra hebraica 'echad, traduzida como “único”, indica uma unidade composta,
é o mesmo termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só carne”
(Gn 2.24). O termo 'echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo
judaico-cristão não contradiz a Trindade.
2.
Evidência no Antigo Testamento.
Essa
doutrina está implícita desde o Antigo Testamento, pois há declarações que
indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “E disse Deus: Façamos o
homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26); “disse o Senhor
Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “e o Senhor disse: ... Eia,
desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do
outro” (Gn 11.6,7). E, não para por aí, em Isaías 63.8-14, o Espírito Santo
aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”.
3.
Revelada no Novo Testamento.
A
Trindade bíblica, ou seja, a Trindade em si mesma, pregada pelos cristãos,
consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas.
a)
A Trindade em si mesma.
A
base bíblica da Trindade salta à vista de qualquer leitor do Novo Testamento a
começar pela Grande Comissão (Mt 28.19), na distribuição dos dons espirituais
(1 Co 12.4-6), na bênção apostólica, também conhecida como bênção trinitária (2
Co 13.13), na unidade da igreja (Ef 4.4-6), na obra da salvação (1 Pe 1.2).
Além das inúmeras passagens tripartidas que revelam a Trindade (Fp 3.3).
b)
A Trindade dos credos.
A
Trindade é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só
Divindade, iguais em poder, glória, majestade e eternidade, da mesma
substância, embora distintas.
II - AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE
São duas as principais heresias contra a Trindade: o Unicismo e o Unitarismo. Ambas são contrárias à Bíblia, condenadas pelas igrejas antigas e rejeitadas pelos principais ramos do Cristianismo. Nesta lição, trataremos do Unicismo.
1.
O Unicismo.
Esse
movimento desde a sua origem no século 3 é conhecido como monarquianismo,
modalismo, patripassianismo e sabelianismo. Os principais heresiarcas
representantes desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio.
O
Unicismo não nega a deidade absoluta do Filho e nem a do Espírito Santo, mas
negam a Trindade, pois confundem as pessoas. A heresia consiste em negar a
Trindade, pois ensina ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e
não três pessoas distintas em uma só divindade. A Bíblia ensina o monoteísmo,
ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três
pessoas distintas (Mt 3.16,17; 1 Pe 1.2). É como afirma o nosso Cremos em nossa
Declaração de Fé.
2.
A verdade bíblica.
Ninguém
no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo
contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção dessas três pessoas da
Trindade, a começar pelo batismo de Jesus (Mt 3.16). Diversas vezes Jesus
deixou claro que Ele é uma Pessoa e 0 Pai outra (Jo 8.16,17; 17.3), embora
sejam Eles 0 mesmo Deus (Jo 10.30). Com frequência, Ele se dirigia ao Pai como
outra Pessoa (Mt 20.23; Mt 26.39, 42); também, nos seus discursos (Jo 5.1823;
8.19; 10.18; 11.41, 42); e, na oração sacerdotal em João 17. Trata-se de um
relacionamento do tipo eu, tu, ele. Quando Jesus anuncia a vinda do Consolador,
Ele emprega a terceira pessoa (Jo 14.16,26). A Bíblia ensina que Jesus é “o
Filho do Pai” e não o próprio Pai (2 Jo 3). Isso significa que não pode ser o
próprio Pai do mesmo Filho.
SINOPSE II
O Unicismo e o Unitarismo são duas das principais heresias sobre a Trindade, condenadas biblicamente.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
“O CONCEITO DO DEUS TRINO E UNO
Acha-se somente na tradição judaico-cristã. Esse conceito não
surgiu mediante a especulação dos sábios deste mundo, mas através da revelação
outorgada passo a passo na Palavra de Deus. Em todos os escritos dos apóstolos,
a Trindade é implícita e tomada como certa (Ef 1.1-14; 1Pe 1-2). Fica claro que
o Pai, o Filho e o Espírito Santo existem eternamente como três Pessoas
distintas, mas as Escrituras também revelam a unidade dos três membros da
Deidade.
As Pessoas da Trindade têm vontades separadas, porém nunca
conflitantes (Lc 22.42; 1Co 12.11). O Pai fala ao Filho, empregando o pronome
da segunda pessoa do singular: ‘Tu és meu Filho amado; em ti me tenho
comprazido’ (Lc 3.22). Declara que veio ‘não para fazer a minha vontade, mas a
vontade daquele que me enviou’ (Jo 6.38)” (HORTON, Stanley. Teologia
Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996,
pp.162-63).
SINOPSE I
Embora
o termo “Trindade” não esteja nas Escrituras, seu conceito e doutrina são
demonstrados por toda a Bíblia.
AMPLIANDO
O CONHECIMENTO
“A TRINDADE: É POSSÍVEL QUE DEUS SEJA, AO MESMO TEMPO, UM EM
TRÊS?
A crença de que um Deus único exista eternamente em três pessoas
é conhecida como a doutrina da Trindade. E esta doutrina tem um importante
papel na fé cristã. Na verdade, a doutrina da encarnação — que afirma que
Jesus, como Deus, tornou-se um homem, e que Ele é, portanto, plenamente divino
e plenamente humano — pressupõe essa crença. Esta última doutrina está no âmago
da fé cristã.” Amplie mais o conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Apologia
Cristã, editada pela CPAD, p.1535.
III - UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA
ATUALIDADE
1.
O problema.
Na
atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são
unicistas e ensinam a respeito de um Deus diferente. De forma sutil e por meio
da música, esses unicistas ensinam esse desvio doutrinário sobre Deus. Isso não
é um mero jogo de palavras. Jesus disse que a vida eterna implica esta
distinção: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro
e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Essa passagem mostra que a
salvação envolve duas pessoas distintas e que esse conhecimento não é
cognoscível, mas místico, espiritual, que implica comunhão, fé, obediência,
adoração. Conhecer a Deus é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da
unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30). Jesus disse que ninguém
conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mt 11.27).
2.
Uma reflexão bíblica.
O
que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas
unicistas? O poder é da Palavra, e não do tal movimento, a Palavra de Deus é a
semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai
germinar. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mt 7.21-23). Alguns podem
dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas. Assim, convém lembrar que
ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas. As
emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jr 17.9), e não servem como
instrumento aferidor da doutrina. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as
nossas emoções, pois somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2 Pe
1.19; Jo 16.13).
3.
A posição oficial.
O
Unicismo é condenado na Bíblia, considerado heresia pelas igrejas desde a sua
origem e rejeitado pelos principais ramos do cristianismo e pela nossa
Declaração de Fé (III.2). Temos um manifesto oficial contra o Unicismo e o uso
de músicas de grupos unicistas em nossas igrejas. A maioria de nossa liderança
tem se posicionado contra essa heresia. A importância dessa decisão é para
evitar que se adore a outro Jesus, um Jesus falso, diferente do revelado no
Novo Testamento (2 Co 11.4). Mas devemos destacar que não somos contra os
unicistas, mas contra o unicismo, a doutrina desviante. Devemos manter contato
respeitoso no nosso dia a dia com essas pessoas, embora discordando de suas
crenças com mansidão (2 Jo 10,11).
SINOPSE III
O
Unicismo, embora seja uma heresia antiga, também está presente na atualidade.
AUXÍLIO DOUTRINÁRIO
“NEGAÇÃO AO UNICISMO, UNITARISMO E TRITEÍSMO. Negamos o unicismo
sabelianista e moderno, ou seja, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam
três modos de uma mesma pessoa divina, porque está escrito que as três pessoas
são distintas.
Negamos também o unitarismo, pois essa doutrina afirma que
somente o Pai é Deus, negando, assim, a divindade do Filho e do Espírito Santo,
ao passo que as Escrituras Sagradas ensinam a divindade do Filho e do Espírito
Santo.
Também negamos o triteísmo, ou seja, que existam três deuses
separados, pois a Bíblia revela a existência de um único Deus verdadeiro: ‘há
um só Deus e que não há outro além dele’ (Mc 12.32); ‘todavia, para nós há um
só Deus’ (1 Co 8.6). Essa doutrina monoteísta tem implicação para a salvação:
“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a
Jesus Cristo, a quem enviaste’’ (Jo 17.3)”’ (Declaração de Fé das Assembleias
de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.41).
CONCLUSÃO
A
introdução do Credo de Atanásio resume a doutrina da Trindade: “Todo aquele que
quer ser salvo, antes de tudo, deve professar a fé cristã. A qual é preciso que
cada um guarde perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre.
A fé cristã é esta: que adoremos um Deus em trindade, e trindade em unidade;
Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. O problema é que os
Unitaristas separam a substância e os Unicistas confundem as pessoas, e assim
creem num Deus distinto do que é apresentado pela Bíblia.
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
O que indica o termo 'echad em Deuteronômio 6.4?
O termo 'echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.
2.
Cite quatro evidências no Antigo Testamento em favor da Trindade.
“Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26); “Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “desçamos e confundamos ali a sua língua..." (Gn 11.6,7, o Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face" (Is 63.8-14).
3.
Quais as passagens do Novo Testamento mais contundentes em favor da Trindade?
A
Grande Comissão (Mt 28.19), a distribuição dos dons espirituais (1 Co 12.4-6),
a bênção trinitariana (2 Co 13.13). a unidade da igreja (Ef 4.4-6), a obra da
salvação (1 Pe 1.2).
4.
Em que consiste o Unicismo e quais os principais heresiarcas dessa heresia?
A
heresia consiste em negar a Trindade. Os principais heresiarcas representantes
desse movimento foram Noeto, Práxeas e Sabélio.
5.
O que João 17.3 mostra em relação a salvação?
Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que conhecimento não é cognoscível, mas místico, que implica comunhão, fé, obediência, adoração.
VOCABULÁRIO
Cognoscível: que pode ser conhecido.