Lição 1 O Homem — Corpo, Alma e Espírito (4° Trimestre 2025)

Lições Bíblicas Adultos – 4° Trimestre 2025 | CPAD
REVISTA: Corpo,
Alma e Espírito – A Restauração Integral do Ser Humano para Chegar à Estatura
Completa de Cristo
Comentarista: Pr. Silas Queiroz
TEXTO
ÁUREO
“E
o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o
vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis
para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Ts 5.23)
VERDADE
PRÁTICA
Deus
nos fez corpo, alma e espírito para glorificá-lo eternamente com todo o nosso
ser.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
- S1 8.3-9
O
homem é pouco menor que os anjos
Terça
- Dn 7.15
O
espírito abatido dentro do corpo
Quarta
- Zc 12.1
Deus
forma o espírito dentro do homem
Quinta
- Jó 7.11
Jó
menciona corpo, alma e espírito
Sexta
- Ap 20.4
As
almas dos degolados pelo testemunho de Jesus
Sábado
- Ef 3.16
O
homem interior consiste no espírito e na alma
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 1.26-28; 2.7,18,21-23
Gênesis
1
26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre
as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que
se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à
imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 - E Deus os abençoou e Deus lhes disse:
Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre
os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move
sobre a terra.
Gênesis
2
7
- E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o
fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
18
- E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma
adjutora que esteja como diante dele.
21
- Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e
tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22
– E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a
Adão.
23
- E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta
será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
Hinos
Sugeridos: 5, 296, 427 da Harpa Cristã
INTRODUÇÃO
Deus
criou o homem de forma especial, com um propósito especial (Gn 1.27,28), como
um ato de coroamento de sua criação. E fez isso de maneira sublime e distinta
em relação a todos os demais seres viventes. Muito além da expressão “produza a
terra”, a partir da qual foram criados os animais (Gn 1.24), o homem é
resultado de uma ação divina, pessoal e plural (Gn 1.26). Sua formação é constituída
de uma modelagem sobrenatural — “do pó da terra” — e pelo sopro de Deus em seus
narizes (Gn 2.7). Neste trimestre, estudaremos essa solene, maravilhosa e
exclusiva criação, bem como a importância de uma vida equilibrada e saudável no
espírito, na alma e no corpo, sob a perspectiva cristã. Abordaremos a Queda e a
Redenção, firmados na esperança de nosso completo, iminente e eterno retorno ao
Criador (1 Ts 4.15-17).
Palavra-Chave:
Tricotomia
I - A TRICOTOMIA HUMANA
1.
Doutrina e teologia.
A
Doutrina do Homem está fundamentada em toda a Escritura, numa revelação
suficiente para demonstrar quem é o homem, como foi criado e com que propósito
(Gn 1.26-29; 2.15; SI 8.3-9; Ef 1.3-6). No campo da Teologia Sistemática, ela é
conhecida como Antropologia Bíblica, que estuda o homem desde sua origem,
constituição e existência, considerando o período anterior à Queda, o pecado
original e suas consequências, o plano redentor e a eternidade. Relaciona-se
com todas as outras grandes doutrinas da Bíblia e responde às intrigantes e
milenares perguntas: Quem é o homem? De
onde veio? Para onde vai?
Em
um tempo de tanta psicologização da fé e intensa busca de respostas para os
problemas humanos em concepções não cristãs, um piedoso e profundo estudo das
Escrituras é cada vez mais necessário e urgente, a fim de desfazer toda e
qualquer dúvida existencial e gerar uma fé bíblica genuína, sadia e equilibrada
(1 Co 2.1-16; 2 Tm 3.16,17; Hb 4.12).
2.
A tríplice natureza.
A
teologia utiliza o termo “tricotomia” para tratar da tríplice constituição do
ser humano: o corpo, a alma e o espírito. Essas três substâncias, ou
componentes do homem, são descritas tanto no Antigo quanto no Novo Testamento
(Dt 4.9; SI 42.11; 139.16; Dn 7.15; Zc 12.1; Mt 10.28; Lc 1.46,47; 1 Co 14.14,15).
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
“O HOMEM É UM SER TRÍPLICE
Deus, que é trino,
criou o homem como um
ser tríplice, isto é, composto de corpo, alma e espírito. O Deus Trino, isto é,
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, imprimiu sua semelhança na formação
do homem. Também Jesus, quando se fez homem, recebeu um corpo (cf. Hb 10.5),
uma alma (cf. Mt 26.38) e um espírito (cf. Lc 23.46). A Bíblia fala muito
dessas três partes do homem (cf. 1 Ts 5.23).” Amplie mais o seu conhecimento,
lendo a obra Teologia Sistemática, de Eurico Bergstén, editada pela CPAD.
O
próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado — plenamente homem e plenamente
Deus — possuía essa constituição (Lc 24.39; Jo 12.27; Lc 23.46). A primeira
divisão — as partes material e imaterial — é explicitamente apresentada no ato
de formação do homem: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou
em seus narizes o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7).
3. Físico e espiritual.
O
processo formativo usado pelo Criador, que é Espírito (Jo 4.24), foi
constituído de uma combinação única: o elemento físico (pó da terra) com o
elemento espiritual (o sopro divino), tornando o homem um ser vivente diferente
de todos os demais.
Os
anjos são seres espirituais, porém sem corpo material (SI 33.6; Hb 1.13,14). Os
animais não possuem a parte imaterial que há no homem (alma e espírito). A
“alma” do animal (sua vida) se restringe ao corpo e se esvai com ele (Lv
17.12-14).
Já
o termo hebraico para “vida”, em Gênesis 2.7, alusivo ao homem, é chayim
(no plural), permitindo a expressão literal “fôlego das vidas”. Isso pode
significar que, em um único substantivo, o texto sagrado esteja aludindo
implicitamente à vida do espírito humano, da alma humana e do corpo humano.
SINOPSE
I
O ser humano foi
criado por Deus com uma natureza tricotômica — corpo, alma e espírito —
revelando seu propósito e dignidade única na criação.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
“O QUE SIGNIFICA SER HUMANO?
A Bíblia afirma claramente que a raça humana, por decisão
especial de Deus, foi criada à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26-27). Isto
significa que Adão e Eva não eram produtos de evolução (Gn 1.27; Mt 19.4; Mc
10.6; veja o artigo A CRIAÇÃO, p. 7). O fato
de terem sido criados à semelhança de Deus significa que eles eram capazes de
responder a Deus e ter um relacionamento pessoal com Ele.
[...] Observe pelo menos três aspectos diferentes da imagem de
Deus na humanidade (veja Gn 1.26, nota): Adão e Eva possuíam uma semelhança
moral com Deus, pelo fato de que foram originalmente criados justos e santos.
Ou seja, eles estavam em um relacionamento correto com Deus, dedicados
completamente a bons propósitos e separados do mal (cf. Ef 4.24), com o coração capaz de amar e desejar fazer o que é certo.
Eles possuíam uma semelhança com Deus em sua inteligência, porque foram criados
com espírito, mente, emoções e o poder de escolha (Gn 2.19-20; 3.6-7). De certa
forma, a constituição física das pessoas também estava na imagem de Deus, de
uma maneira que não acontecia com os animais. Deus deu aos seres humanos a
forma em que Ele apareceria visivelmente no Antigo Testamento (Gn 18.1-2), e a
forma que o seu Filho assumiria quando viesse à terra (Lc 1.35; Fp 2.7) para
dar a vida em pagamento pelo nosso pecado” (Bíblia de Estudo Pentecostal —
Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1106).
II - A DISTINÇÃO ENTRE ALMA E ESPÍRITO
1.A
alma.
Do
hebraico nephesh e do grego psyché, “alma” é uma das muitas
palavras polissêmicas da Bíblia — possui vários significados. Aparece 755 vezes
somente no Antigo Testamento. Seu primeiro sentido é “ser vivo”, como em
Gênesis 1.20: “alma vivente”. Nesta acepção, a palavra “alma” é usada também
para os animais (Gn 1.24) e significa simplesmente “vida”.
A
distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo
criativo: procedente do sopro de Deus (Gn 2.7), a alma do homem constitui uma
substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 16.22-25;
Ap 20.4). É dotada de razão, sentimento e vontade — atributos dados por Deus ao
homem para o exercício de sua missão (Gn 1.28), especialmente sua vocação
relacionai com o Criador e com os semelhantes (Gn 2.15-24; 3.8). Isso, aliás,
decorre do fato de o homem ser um ser pessoal, criado à imagem de Deus (Gn
1.26).
2.
O espírito.
Do
hebraico ruah e do grego pneuma, o espírito do homem provém de
Deus e constitui sua principal dimensão. É por meio dele que mantemos nossa
comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o adoramos (Hb 12.9; Jo
4.23,24). Junto com a alma, e inseparável dela, compõe a parte imaterial do ser
humano. É o “homem interior” que, na linguagem do apóstolo Paulo, aparece
algumas vezes em contraste direto com o corpo, o homem exterior (Rm 7.22-25; 2
Co 4.16-18; Ef 3.16-19). Como ensina o pastor Antônio Gilberto, em sua Bíblia
com Comentários, “à luz das Escrituras, o espírito é a fonte da vida recebida
de Deus. O espírito usa e transmite essa vida à alma, que, por sua vez, a
expressa por meio do corpo, utilizando seus sentidos físicos para explorar o
mundo exterior e dele receber as necessárias impressões”. São três elementos
que formam um único ser ou pessoa.
SINOPSE
II
A distinção entre alma e espírito, mostrando que ambos compõem a
parte imaterial do ser humano, mas com funções diferentes na relação com Deus e
com o próximo.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
A ALMA E O ESPÍRITO
“A
alma (heb. nephesh; gr. psyché), frequentemente
traduzida como ‘vida’, pode ser brevemente definida como a parte não material
do ser humano, que resulta da união de corpo e espírito. Ela inclui a mente, as
emoções e o livre-arbítrio. Juntamente com o espírito humano, a alma continuará
a viver quando a pessoa morrer fisicamente. (Nesse sentido, há certa
superposição na Bíblia no uso das palavras ‘alma’ e ‘espírito’.) A alma está
tão intimamente conectada à personalidade interior que o termo é usado, às
vezes, como sinônimo de ‘pessoa’ (p.ex., Lv 4.2; 7.20; Js 20.3). O corpo (heb. basar;
gr. sõma) pode ser brevemente definido como o elemento físico e material
de um indivíduo que retorna ao pó quando este morre (às vezes, chamado de
‘carne’). O espírito (heb. ruach; gr. pneuma) pode ser brevemente
definido como o componente de vida não material do ser humano - a essência
verdadeira da pessoa, dada por Deus - incluindo as nossas capacidades
espirituais e a nossa consciência. É o aspecto pelo qual temos contato mais
direto com o Espírito de Deus” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global.
Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1106-07).
III - A INTERAÇÃO DAS TRÊS DIMENSÕES
1.
Corpo, afetos e somatização.
O
corpo (gr. soma) é a parte material do ser humano, por meio da qual
comumente manifestamos os atributos da alma e do espírito. Empregando o
vocábulo “coração” (heb. leb; gr. kardia) — uma das principais palavras
que o Antigo e o Novo Testamentos usam como sinônimo de alma —, Salomão bem
identificou essa interação ao afirmar: “O coração alegre aformoseia o rosto”
(Pv 15.13); “O coração com saúde é a vida da carne” (Pv 14.30); “O coração
alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos” (Pv
17.22). Identificados como doenças psicossomáticas a partir do século XX,
muitos problemas físicos decorrem de crises da alma (e também do espírito,
inclusive pecados, cf. SI 31.9,10; 32.1-5). E como se multiplicam em nossos
dias!
2.
Equilíbrio e saúde.
Da
mesma forma que o corpo padece por causa de disfunções da alma e do espírito,
estes também sofrem por problemas do corpo — naturais ou não. A língua é um dos
membros que mais produzem angústias ao ser humano (Pv 18.7,21; 21.23). Tem o
nefasto poder de contaminar a pessoa por inteiro (Tg 3.6). Um viver santo e
equilibrado requer constante vigilância e oração, preservando corpo, alma e
espírito de toda a espécie de males, o que inclui cuidados físicos e
relacionais saudáveis (Cl 3.5-9; Ef 4.25-32; 6.18).
Quanto
à crescente busca por medicamentos como solução para todo tipo de problema
emocional, é preciso discernimento e cautela. O acompanhamento médico e
psicológico é importante em situações clinicamente diagnosticadas, mas, quando
o problema tem origem espiritual — como crises produzidas por pecados não
confessados —, os medicamentos não resolvem; no máximo, aliviam os sintomas.
Arrependimento e abandono do pecado são essenciais para a verdadeira cura da
alma (Cl 3-8; Ef 4.31; Tg 4.6-10; 2 Cr 7-14; Is 53-4,5).
SINOPSE
III
O corpo, a alma e o espírito estão interligados. O equilíbrio
entre essas dimensões é essencial para uma vida cristã saudável e plena diante
de Deus.
CONCLUSÃO
Uma
correta compreensão espiritual acerca do homem, de sua constituição e propósito
é fundamental para uma vida cristã equilibrada (1 Co 2.14,15). Mesmo as almas
mais piedosas não encontram verdadeira paz e alegria senão em Deus, o seu
Criador (SI 42.1; Jo 14.27), pois “a alegria do Senhor é a [nossa] força” (Ne
8.10).
REVISANDO
O CONTEÚDO
1.
Como é conhecida a Doutrina do Homem no campo da Teologia Sistemática?
No
campo da Teologia Sistemática, ela é conhecida como Antropologia Bíblica.
2.
A que perguntas milenares a Doutrina do Homem responde?
Responde
às intrigantes e milenares perguntas: Quem é o homem? De onde veio? Para onde
vai?
3.
Qual o significado de tricotomia?
A
teologia utiliza o termo “tricotomia” para tratar da tríplice constituição do
ser humano: o corpo, a alma e o espírito.
4.
Qual a distinção entre a alma dos animais e a alma do homem?
A
distinção entre a alma do homem e a do animal é evidenciada no processo
criativo: procedente do sopro de Deus (Gn 2.7), a alma do homem constitui uma
substância espiritual, incorpórea, invisível e imortal (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc
16.22-25; Ap 20.4).
5.
Como conceituar “espírito”?
Do
hebraico ruah e do grego pneuma, o espírito do homem provém de
Deus e constitui sua principal dimensão. É por meio dele que mantemos nossa
comunhão com o Criador, o Pai dos espíritos, e o adoramos.