De acordo
com as sagradas escrituras, Jesus é o Filho de Deus. Daí surge a grande
pergunta: como pode Jesus ser Deus e (Jo .1-3; 20.28) ser Filho de Deus (Mt
3.1-17; Mc 1.1)?
1. Significado
O significado do termo
"filho" nas Escrituras é amplo, e uma das acepções diz respeito à
mesma natureza do pai (Jo 14.8,9). Quando Jesus se declarou Filho de Deus, Ele estava reafirmado sua divindade, e
os judeus entenderam perfeitamente a mensagem (Jo 5.17,18). O Mestre disse:
"Eu e o Pai somos um" (Jo 10.30).
E, mais adiante, no
mesmo debate com os judeus, Jesus esclareceu o que significa ser Filho de Deus:
"àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas,
porque disse: Sou Filho de Deus?" (Jo 10.36). Alegar que Jesus não é Deus,
mas o Filho de Deus, como fazem alguns, é uma contradição.
2. Significado de "unigênito" (Jo 1.14b).
A etimologia do termo
"unigênito", monogenés, em grego, indica a deidade do Filho.
Essa palavra só aparece nove vezes no Novo Testamento, sendo três em Lucas
(7.12; 8.42; 9.38), uma em Hebreus (11.17) e as outras cinco em referência a
Jesus nos escritos joaninos (Jo 1.14,18; 3.16,18; 1Jo 4.9). O vocábulo vem de
monos, "único", e de genes,
que nos parece derivar de genós, "raça, tipo", e não
necessariamente do verbo gennao,
"gerar". Então, unigênito, quando empregado em relação a Jesus, transmite a ideia de consubstancialidade. É
exatamente o que declara o Credo Niceno: "E [cremos] em um só Senhor Jesus
Cristo, Filho de Deus, o Unigênito do Pai, que é da substância do Pai, Deus
de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de
uma só substância com o Pai".
3. Filho, Filho de Deus, Filho unigênito.
O título "Filho de
Deus” ou apenas "Filho" também é um título messiânico extraído do
Antigo Testamento (2 Sm 7.11-16). Todavia, ele recebe uma posição mais elevada
quando usado por Jesus ou em relação a ele.
Ele significa, no
fundo, que Jesus possui as qualidades da natureza divina. Isso ficou bem
evidente quando a voz celestial disse bem alto a Jesus, por ocasião do seu
batismo, que ele era amado e aprazível (Mt 3.16-17), afirmação reiterada na
transfiguração de Jesus (Mc 9.7).
A compreensão que o
próprio Jesus tinha da sua relação singular com Deus como seu Filho pode ser
vista em Mateus 11.25-27 e Lucas 10.21-22.
Jesus expressou a mesma
ideia quando confundiu os fariseus (Mt 22.41-46). No evangelho de João (3.16),
Jesus é chamado "Filho unigênito” de Deus, termo que significa “único da
sua espécie" ou "singular”.
4. O Termo Unigênito
'Unigênito' não implica um começo de Sua filiação. Sugere, de fato,
a relação, mas esta deve ser distinguida da geração conforme é aplicada aos
homens.
Podemos
apenas entender corretamente o termo 'unigênito' quando usados para se
referir ao Filho, no sentido de relação não originada.
A geração não é um
evento no tempo, embora distante, mas um fato independente do tempo. O Cristo
não se tornou, mas necessariamente é o Filho. Ele, uma Pessoa, possui todos os
atributos da deidade pura. Isto torna necessário a eternidade, o ser absoluto;
sobre este aspecto Ele não é 'depois' do Pai'.
PROVAS
DE QUE JESUS É DEUS
Jesus é, portanto,
verdadeiro Deus. E não um “deus” criado como querem a bíblia das Testemunhas de
Jeová. Vejamos algumas provas de que Jesus é Deus. Os exemplos em que grego Theós
("Deus") é aplicado a Jesus. Vejamos oito exemplos bíblicos.
João 1.1: No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1.18: Ninguém jamais viu a Deus; o único Deus,
que está no seio do Pai, é que O deu conhecido.
João 20.28: Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e
meu Deus! "
Rom 9.5: Para eles pertencem os patriarcas, e a
partir de sua raça, segundo a carne, é o Cristo, que é Deus sobre todos,
bendito para sempre. Amém.
Tito 2.13: Esperando por nossa ditosa esperança e a
manifestação da glória
dos nosso
grande Deus e Salvador Jesus Cristo ...
Heb. 1.8: Mas do Filho diz: "O teu trono, ó Deus,
é para todo o sempre, o cetro de equidade é o cetro do seu reino. "
2 Pe 1.1: Para aqueles que tenham obtido uma fé em
pé de igualdade com os nossos pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus
Cristo ...
2Timóteo 3.16: E, sem dúvida alguma,
grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no
Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima
na glória (ACF).
Conclusão
Quando Jesus se
declarou Filho de Deus, Ele estava reafirmado sua divindade. Quando a bíblia se
refere a Jesus como unigênito do Pai - Deus (Jo 1.14; 3.16), transmite a ideia
de consubstancialidade. Isto quer dizer que Jesus é da substância do Pai, Deus
de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de
uma só substância com o Pai.
Por: Ev. Jair Alves
Referências:
- Lições Bíblicas
CPAD, Classe de Adultos -3° trimestre de 2017
- Jesus, Ele não está
mais na Cruz, Jair Alves
- Dicionário Vine: O significado
exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 14, ed. CPAD