Despertando o Dom de Deus

Versículo-chave: II Timóteo 1:6 (ARC):

"Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos."


Introdução

A exegese de II Timóteo 1:6 destaca a importância de despertar o dom de Deus que reside em cada crente.

Neste versículo, Paulo instrui Timóteo a reavivar o dom que ele recebeu pela imposição das mãos.

Abaixo, detalhamos os principais pontos:

1. ignificado etimológico de "dom"

O termo "dom" na passagem refere-se a uma dádiva ou capacidade especial concedida por Deus.


 Referência Bíblica:

1 Coríntios 12:4-11 - Aqui, Paulo fala sobre diversos dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo aos crentes.


2. O tipo de dom que Timóteo havia recebido

O texto não especifica o tipo de dom que Timóteo havia recebido, mas, como ele era um pastor e discípulo de Paulo, esse "dom" provavelmente está relacionado a dons espirituais ou ministeriais.


Referência Bíblica:

2 Timóteo 4:5 - Timóteo é exortado a cumprir o seu ministério, o que sugere que ele tinha um papel específico na liderança da igreja.


3. Despertar o dom de Deus em Timóteo

O versículo menciona que o dom de Deus em Timóteo deve ser "despertado". Isso implica que ele já possuía esse dom, mas precisava ativá-lo plenamente.


 Referência Bíblica:

1 Timóteo 4:14 - Aqui, Paulo fala sobre a imposição de mãos como um meio de conceder dons espirituais a Timóteo.

4. O que significa "despertar" em II Timóteo 1:6

"Despertar" neste contexto refere-se a reviver, reativar ou fortalecer o dom que Timóteo já possuía, a fim de usá-lo eficazmente em seu ministério e serviço a Deus e à igreja.


 Referência Bíblica:

Romanos 12:6 - Paulo fala sobre dons diferentes dados a diferentes membros do corpo de Cristo, enfatizando a necessidade de usar esses dons.


5.  Os acontecimentos na vida de Timóteo desde II Timóteo 1:6 até o capítulo 4 de II Timóteo:

1. II Timóteo 1:6: Paulo encoraja Timóteo a "despertar o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos." Isso sugere que Timóteo já possuía um dom espiritual que precisava ser ativado.


2. II Timóteo 2:1-2: Paulo instrui Timóteo a ser um bom soldado de Cristo, a compartilhar o evangelho e a treinar outros para fazer o mesmo. Isso reflete a responsabilidade de Timóteo em seu ministério.


3. II Timóteo 2:15: Paulo exorta Timóteo a "procurar apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". Isso enfatiza a importância de Timóteo usar seu dom para ensinar com precisão.


4. II Timóteo 2:24-25: Paulo destaca a necessidade de ser gentil ao ensinar, paciente e capacitado por Deus para instruir os que se opõem. Isso demonstra a abordagem de Timóteo no ministério.


5. II Timóteo 3:14-17: Paulo recorda a Timóteo a importância das Escrituras e como elas são úteis para o ensino, repreensão, correção e instrução na justiça. Isso destaca a fidelidade de Timóteo à Palavra de Deus.


6. II Timóteo 4:1-5: Paulo faz um apelo solene a Timóteo para pregar a Palavra, estar preparado em tempo e fora de tempo, repreender, exortar e instruir com paciência. Ele enfatiza a responsabilidade contínua de Timóteo no ministério.


7. II Timóteo 4:6-8: Paulo compartilha sua própria expectativa da recompensa celestial, destacando que ele completou sua corrida. Isso pode servir de inspiração para Timóteo continuar seu ministério com dedicação.


Essa cronologia destaca o encorajamento de Paulo a Timóteo em relação ao despertar e uso de seus dons espirituais, bem como a responsabilidade contínua de Timóteo em ministrar, ensinar e pregar a Palavra de Deus.

6. Despertando os Dons de Deus: 5 Passos para um Ministério Efetivo

Despertar os dons de Deus e usá-los para o serviço na igreja e na sociedade é uma busca fundamental para muitos crentes, especialmente aqueles que compartilham da perspectiva pentecostal, que valoriza os dons espirituais e ministeriais como um presente divino.

A Bíblia é rica em ensinamentos sobre como desenvolver e empregar esses dons para o bem do corpo de Cristo.

Como exegeta pentecostal, acredito nos dons espirituais e ministeriais e posso sugerir cinco passos para despertar o dom de Deus, com referências bíblicas e aplicações práticas:


1. Busca pela Intimidade com Deus (Passo da Comunhão):

Referência: Tiago 4:8 - "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós."

Aplicação Prática: Dedique tempo diariamente à oração, leitura da Bíblia e adoração para aprofundar sua comunhão com Deus. É na presença Dele que os dons espirituais são despertados.


2. Descoberta e Identificação do Dom (Passo da Discernimento):

Referência: 1 Coríntios 12:7 - "A manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil."

Aplicação Prática: Busque discernimento através da oração e da orientação espiritual para identificar o dom ou dons que Deus lhe concedeu. Conhecer seu dom é essencial para usá-lo eficazmente.


3. Treinamento e Preparação (Passo da Capacitação):

Referência: 2 Timóteo 2:15 - "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar."

Aplicação Prática: Investigue oportunidades de treinamento, estudos bíblicos, mentoria e cursos que o capacitem a usar seu dom de maneira eficaz. Esteja disposto a aprender e crescer.


4. Ativação através do Serviço (Passo da Ação):

Referência: 1 Pedro 4:10 - "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus."

Aplicação Prática: Comece a servir na igreja e na comunidade, aplicando seu dom para abençoar os outros. A ação é essencial para desenvolver e fortalecer seu dom.


5. Crescimento Contínuo e Discernimento (Passo da Maturidade):

Referência: Hebreus 5:14 - "Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem quanto o mal."

Aplicação Prática: Busque continuamente o crescimento espiritual, aprimore seu dom e cultive a capacidade de discernir como usá-lo de maneira alinhada com a vontade de Deus.

Esses passos, fundamentados em referências bíblicas, podem ajudar a despertar e fortalecer os dons espirituais e ministeriais, capacitando os crentes a servirem com eficácia na igreja e na sociedade.


Lembre-se de que cada passo deve ser acompanhado de oração constante e submissão à liderança do Espírito Santo.


Conclusão

2 Timóteo 1:6, destaca a importância da responsabilidade do crente em cultivar e usar os dons que Deus lhes concedeu para o serviço no reino de Deus.


💡 Por EV. Jair Alves

Share: