A análise dos termos gregos utilizados no Novo Testamento para "irmãos" requer uma compreensão lexical e exegética do uso do termo nos diferentes contextos bíblicos.
1. Irmãos
no Sentido Literal
O Novo Testamento utiliza o termo grego ἀδελφός (adelphós) para se referir a irmãos no sentido biológico. Este termo descreve aqueles que compartilham o mesmo pai e/ou mãe.
Os irmãos de Jesus
Os Evangelhos mencionam explicitamente os irmãos de Jesus:
Mateus
13:55-56: "Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama
sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E não estão entre nós
todas as suas irmãs?"
Marcos
6:3:
"Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e
Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs?"
Aqui,
o termo adelphós indica claramente irmãos no sentido literal, filhos de Maria e
José. A menção também de “irmãs” reforça esse entendimento, já que o termo
grego ἀδελφαί (adelphai) é usado para irmãs biológicas.
O irmão de Marta e Maria
João
11:1-3: "Ora, estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de
Maria e de sua irmã Marta." Nesse contexto, Lázaro é descrito como o irmão
(adelphós) de Marta e Maria, indicando a relação familiar literal.
2. Irmãos no Sentido Espiritual
No
uso espiritual, adelphós é empregado para referir-se aos cristãos como
membros da mesma família espiritual. Isso decorre do conceito de adoção divina
em Cristo, onde todos os crentes são irmãos na fé.
Romanos
8:29: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes
à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos
irmãos."
Aqui,
“irmãos” refere-se aos crentes que compartilham da filiação divina.
Mateus
12:50: "Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus,
esse é meu irmão, irmã e mãe."
Jesus
redefine o conceito de família espiritual como aqueles que fazem a vontade de
Deus.
3. Exegese
dos Textos sobre os Irmãos de Jesus
Para
compreender que os irmãos mencionados nos Evangelhos são filhos de Maria e
nasceram após Jesus, analisemos o contexto exegético:
Mateus 1:25
"E
não a conheceu enquanto ela não deu à luz o seu filho primogênito; e pôs-lhe o
nome de Jesus." O termo primogênito (πρωτότοκος, prōtótokos) implica o
primeiro de outros filhos, pois na cultura judaica a palavra não seria usada
para um filho único.
Marcos 6:3 e Mateus 13:55-56
A
listagem nominal de Tiago, José, Simão e Judas como irmãos de Jesus sugere uma
relação biológica, especialmente porque:
São
referidos distintamente como “irmãos” e “irmãs” de Jesus, separados de qualquer
outro grupo.
Não há indício textual de que fossem
apenas primos. O termo grego para primo seria ἀνεψιός (anepsiós), como usado em
Colossenses 4:10.
João 7:5
"Pois
nem mesmo seus irmãos criam nele." Esse texto sugere que esses irmãos
cresceram com Jesus e só depois de Sua ressurreição reconheceram Sua divindade
(ver Atos 1:14).
Atos 1:14
"Todos
estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria,
mãe de Jesus, e com seus irmãos." Esse verso conecta Maria aos irmãos de
Jesus, corroborando sua relação familiar.
A
análise lexical e exegética dos textos confirma que o termo adelphós é usado
para irmãos biológicos e espirituais. O contexto dos irmãos de Jesus claramente
indica filhos biológicos de Maria, nascidos após Jesus. A doutrina católica que
sustenta a perpetuidade da virgindade de Maria não encontra sustentação textual
sólida no Novo Testamento.
Conclusão
Na cultura judaica do primeiro século, era comum que famílias numerosas incluíssem vários irmãos. Não há indício de que José tivesse filhos de outro casamento (uma tentativa de justificar "irmãos" como filhos de José, mas não de Maria). Portanto, o entendimento mais natural e contextual é que Maria e José tiveram outros filhos.
A
Bíblia é suficiente para ensinar a verdade, (2 Timóteo 3:16-17) e não endossa
crenças que contradigam seu texto claro.
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Blog: EV. Jair Alves