O que foi realmente a dança de Davi?

[...] fui consulta do sobre o seguinte assunto: “2Samuel 6.14 diz: “Foi Davi dançando com todas as suas forças’. Como entender esta dança? O que diz o original hebraico?”

Ouve-se dizer que o rei Davi, um dos fiéis de Deus, é um exemplo para o crente dançar na igreja enquanto louvamos e adoramos a Deus. Inclusive há corinho que se canta por aí, que diz à certa altura: “Eu danço como Davi”.

Conforme a pergunta que me fez essa consulente: 2 Samuel 6.1-20 e l Crônicas 13.1-8; 15.3-29.


Bem, vamos a uma resposta resumida:


1)      A celebração de Davi foi primeiramente patriótica – Em 2Samuel 6.5,14,16, 20 e l Crônicas 13.8 e 15.27,28, as expressões hebraicas alusivas à dança e a outros movimentos similares (mas também o contexto das referidas passagens) referem-se à dança patriótica em forma de saltitamento. A pessoa, individualmente, girando e pulando em torno de si mesma; civicamente, patrioticamente. Daí, os que hoje dançam, correm, pulam e bailam na Casa de Oração durante o culto estão agindo errado. O caso de Davi foi outro, nessa primeira parte da sua celebração, e como veremos em continuação.

 

2)      Davi dançou como expomos acima, mas apenas duas vezes - Basta um exame nas passagens já mencionadas. Foi inicialmente uma celebração como chefe de Estado e homem público. Tratava-se do translado da Arca Santa, para a cidade (a capital) Jerusalém.

Os que hoje dançam no culto, o fazem constantemente. Isso Davi não fez.

3) Davi, na dita celebração, dançou na rua, em público - Basta examinar mais uma vez as passagens já mencionadas.

Portanto, se alguém diz que “dança como Davi”, deve dançar no meio da rua e em público, e não dentro dos templos.


4) Davi dançou com trajes comuns, triviais, do dia a dia - Ele não dançou com roupas esmeradas, previamente preparada. É tanto que sua esposa (Mical) protestou revoltada contra Davi, como expõem as passagens já citadas.

 

Então, se alguém resolve dançar nos cultos como Davi, deve fazê-lo com roupas simples, do dia a dia, e não com vestuário apropriado para o templo (como fazemos quando vamos para o culto).

 

5) Houve, a seguir, uma fase inteiramente devocional da celebração de Davi - É só examinar l Crônicas 16.3-36. Nessa segunda fase, Davi não celebrou com danças e outros movimentos similares. Agora, Davi salmodiou mui solenemente ao Senhor.

 

Pr. Antonio Gilberto

CONHEÇA AS EDIÇÕES DA REVISTA EVANGÉLICA DIGITAL CRISTÃO ALERTA.

***

Revista Cristão Alerta: 3° trimestre de 2021: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 2° trimestre de 2021: DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 1° trimestre de 2021 – O Verdadeiro Pentecostalismo

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos no Livro de

(4° trimestre de 2020)

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos nos Livros de Neemias e Esdras

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Escatológicos

 Informações Aqui

***

Share: