NAAMÃ É CURADO DA LEPRA

A história da cura de Naamã (2 Reis cap. 5) mostra que o amor Deus alcança além daqueles que já são seu povo. A cura de Naamã foi mencionada pelo Senhor Jesus como um exemplo da bondade de Deus para com as pessoas de outras nações (Lc 4.27).

 

1. A LEPRA DE NAAMÃ

A natureza precisa da lepra de Naamã é desconhecida, pois o termo hebraico para “lepra” é usado para vários tipos de doenças de pele (Lv 13-14). Alguns pensam que esta (ver 2Rs 5.1) não era perigosamente contagiosa, pois nem Naamã nem o servo de Eliseu, Geazi, foram isolados da sociedade (2 Rs 5.27; 8.4). Por outro lado, a doença poderia ser extremamente grave, porém naquele momento poderia estar em uma fase inicia.

 

2. DESAFIANDO O ORGULHO DE NAAMÃ

Naamã, um grande herói, estava acostumado a ser respeitado e ficou indignado quando Eliseu o tratou como uma pessoa comum. Sendo um homem orgulhoso, ele esperava tratamento real. Lavar-se em um grande rio era uma coisa; mas o Jordão era pequeno e sujo. Lavar-se no Jordão, pensou Naamã, estava abaixo de um homem de sua posição. Mas Naamã teve que se humilhar e obedecer às instruções de Eliseu, para ser curado.

A) Humildade e obediência

A obediência a Deus começa com a humildade. Devemos crer que o Seu caminho é melhor que o nosso.

Podemos nem sempre entender os Seus métodos de trabalho, mas se obedecermos humildemente receberemos as Suas bênçãos. Devemos nos lembrar de que:

1) os caminhos de Deus são melhores;

2) Deus quer a nossa obediência, acima de tudo; e

3) Deus pode usar qualquer coisa para realizar os Seus propósitos.

B) Aceite a misericórdia de Deus com humildade

O que Naamã teve que fazer para ter sua lepra lavada e removida é similar ao que nós devemos fazer, para ter o nosso pecado lavado e removido — aceitar, humildemente, a misericórdia de Deus. Não permita que a sua reação ao caminho de fé lhe impeça de alcançar a cura de que tanto precisa.

 

3. NAAMÃ DEPOIS DA CURA

Ao ser limpo da lepra, Naamã insistiu com Eliseu para que aceitasse presentes de prata, ouro e roupas, mas o profeta gentilmente recusou. Naamã confessou que o Deus de Israel é o único e verdadeiro Deus (2 Rs 5.15-17).

Naamã era um homem orgulhoso e autosuficiente, porém, se tornou em um homem crente (2 Rs 5. 15), humilde (2 Rs 5. 18) (cp. “seu servo”), e reverente (2 Rs 5. 18).

 

4. A LEPRA PASSA PARA GEAZI

Curado de sua lepra e tendo uma nova fé, Naamã partiu para sua pátria. Mas ele foi interceptado no caminho por Geazi, o oportunista servo de Eliseu que, sob um falso pretexto e motivado pela ganância, requisitou alguns dos presentes que Eliseu recusara. Naamã, de forma gentil e generosa, os entregou. Ao retomar para a casa de Eliseu, Geazi teve sua falsidade exposta, e a lepra de Naamã caiu sobre ele.


Por: Ev. Jair Alves.
Referência: Revista Digital Cristão Alerta, edição 06 de 2021

Share: