A AUTORIDADE DA BÍBLIA E OS ASPECTOS DA REVELAÇÃO DE DEUS

LEITURA BÍBLICA BÁSICA: Salmos 119.1-8

O que significa a “autoridade da Bíblia? A Bíblia é infalível? As respostas para essas perguntas são indispensáveis para quem Estudo a Bíblia e a Tem como a sua regra de fé e prática.

 

1. A AUTORIDADE DA BÍBLIA

“A autoridade da Bíblia não provém da capacidade de seus autores humanos, mas do caráter de seu Autor Divino, isto é, Deus”.

 

1. 1. O que é “autoridade da Bíblia”? .

A) Definição etimológica.

Oriunda do vocábulo latino autoritatem, esta palavra significa: Direito absoluto e inquestionável de se fazer obedecer, de dar ordens, de estabelecer decretos e, de acordo com estes,  tomar decisões e agir a fim de que cada decreto seja rigorosamente observado.

B) Definição teológica.

Poder absoluto e inquestionável reivindicado, demonstrado e sustentado pela Bíblia em matéria de fé e prática. Tal autoridade advém-lhe do fato de ela ser a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus (2 Timóteo 3.16,17).

 

1.2. Testemunho da Bíblia a respeito de sua autoridade.

Leia as seguintes passagens: Is 8.20; 30.21; 1 Co 14.37.

 

Como filhos de Deus, não podemos afastar-nos jamais das Sagradas Escrituras; destas, todos dependemos vitalmente. Quanto mais as lermos, mais íntimos seremos de seu Autor.

 

Se você realmente deseja um avivamento, comece a ler com redobrado fervor o Livro dos livros. Sem a Bíblia não pode haver avivamento.

 

1.3. O Antigo é o Novo Testamento.

 

A) O Antigo Testamento - A Bíblia é autoritária, porque é divinamente autorizada; nas suas palavras: "Toda Escritura é inspirada por Deus" (2 Tm 3.16, NAA). De acordo com essa passagem, todo o Antigo Testamento (ou qualquer trecho dele) é inspirado por Deus.

 

B) O Novo Testamento – O Novo Testamento contém indicações de que seu conteúdo deve ser encarado, e de fato o era, como não tendo menos autoridade do que o Antigo Testamento.

 

Os escritos do apóstolo Paulo são catalogados com "as outras Escrituras" (2 Pe 3.15,16). Sob o título "Escritura", 1 Timóteo 5.18 cita Lucas 10.7 ao lado de Deuteronômio 25.4 (compare 1 Co 9.9). Além disso, o Apocalipse reivindica   origem   divina (Ap 1.1-3) e emprega o termo "profecia" no sentido do Antigo Testamento (Ap 22.9,10,18).

 

Os apóstolos não faziam distinção entre seus ensinamentos falados e escritos, mas expressamente declaravam sua proclamação inspirada como Palavra de Deus (1 Co 4.1; 2 Co 5.20; 1 Ts 2.13).

 

2. DOIS ASPECTOS DA REVELAÇÃO DE DEUS

Revelação é a manifestação que Deus faz de Si mesmo e a compreensão da mesma manifestação por parte dos homens.

2.1. A revelação de Deus divide-se em geral e especial.

A) REVELAÇÃO GERAL DE DEUS: É endereçada e acessível a toda criatura inteligente, e tem por objetivo persuadir a alma a buscar o verdadeiro Deus.

ONDE OCORRE A REVELAÇÃO GERAL DE DEUS:

(1) Na Natureza: O salmista e rei Davi viu na natureza uma revelação  de Deus (Sl 19.1).

Veja: Jó 12.7-9; Sl 8.1,3; 19.1-3; Is 40.12-14; At 14.15-17; Rm 1.19-21.

Finalidade: Sua finalidade é incitar o homem a buscar o Deus verdadeiro, para receber mais luz.

 

(2) Na história de nações: Tais como o Egito, Assíria, etc., e, muitíssimo mais, na espantosa história da Israel. Sl 75.6-8; Pv 14.34; At 17.2-4; Rm 13.1.

 

Embora Deus possa usar uma nação mais ímpia para castigar uma menos ímpia, ao final ele terá castigado mais a mais ímpia Hc 1.1 2.20. A história bíblica foi escrita para revelar Deus na história, isto é, para ilustrar a obra de Deus nos negócios humanos (Sl 75.7; Dn 2.21 e 5.21).

 

(3) Na Consciência:  Rm 2.14-16. A consciência é um instinto que faz com que nos julguemos à luz das leis morais.

 

"Consciência" é uma das palavras prediletas de Paulo, e ele a emprega duas vezes no Livro de Atos (23.1; 24.16) e 21 vezes em suas epístolas.

 

O termo significa "conhecer com, ou saber em conjunto com". A consciência é o "juiz" ou a "testemunha" interior que aprova quando fazemos o que é certo e reprova quando fazemos o que é errado (Rm 2.15).

 

A consciência não determina os padrões, apenas os aplica. Se um ladrão denunciasse os companheiros de crime, sua consciência o condenaria tanto quanto a consciência de um cristão o perturbaria, se ele mentisse sobre seus amigos. Sejam bons ou maus, certos ou errados, a consciência apenas aplica os padrões às pessoas.


CONSCIÊNCIA LIMPA E CONSCIÊNCIA MÁ.

(1) CONSCIÊNCIA LIMPA - A consciência pode ser comparada a uma janela que deixa penetrar a luz. A Lei de Deus é a luz; quanto mais limpa a janela, mais luz deixará entrar. À medida que a janela fica suja, a luz é ofuscada e, por fim, se transforma em trevas. Uma "boa consciência" ou uma "consciência limpa" (1 Tm 3.9) é aquela que deixa a luz de Deus entrar, de modo 'que sejamos convencidos da culpa, se fizermos algo errado, e encorajados, se fizermos o que é certo.

 

(2) CONSCIÊNCIA MÁ -  A consciência "contaminada" (1 Co 8.7) é aquela contra a qual se pecou com tanta frequência a ponto de não ser mais confiável. Se o indivíduo persiste em pecar contra a consciência, pode desenvolver a chamada "má consciência" (Hb 10.22) ou "consciência cauterizada" (1 Tm 4.2). Nesse caso, sente-se culpado ao fazer a coisa certa, não o que é errado!

 

B) REVELAÇÃO ESPECIAL DE DEUS: Abrange os atos de Deus pelos quais ele se fez conhecer e à sua verdade, em ocasiões especiais e a pessoas específicas, mas quase sempre para o benefício de todos. É necessária porque o homem não respondeu à revelação geral. Rm 1.20-23,25; 1Co 1.21; 2.8.

 

C) ELA OCORRE:

1) Em Cristo, a suprema revelação de Deus (Cl 1.15; 2:9; Hb 1.3), necessária porque o homem não respondeu às outras Hb 1.1-3. Cristo é a melhor prova da: existência, natureza, e vontade de Deus!

2) Nas Experiências Pessoais de Certos Homens, Como Enoque Gn 5.24; Ananias At 9.10.

 

3) Em milagres: eventos fora do usual e natural, realizando uma obra útil, revelando a presença e poder de Deus, visando trazer homens a Cristo (Jo 20.30-31; Ex 4.2-5 [Deus transformou vara em cobra] contraste 7.1-2 - imitação, desmascarada).

4) Em Profecias, isto é, predição de eventos, só possível pela comunicação direta da parte de Deus Is 44.28-45.1.

 

Se alguém quiser contestar a existência de profecias, mostre-lhe as profecias  cumpridas em Cristo (Sl 22.14-18; Is 53.4-6 ), mostre-lhe que se ele crer no Profetizado Emanuel, aceitará todas as profecias da Bíblia.

 

5) Nas Escrituras – A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Tudo que Deus tem para o homem e requer do homem, e tudo que o homem precisa saber espiritualmente da parte de Deus quanto à sua redenção, conduta cristã e felicidade eterna, está revelado na Bíblia.

Artigo: Ev. Jair Alves

Atenção!

A continuação deste Estudo Bíblico está na Revista Digital Cristão Alerta – Acesse Aqui


Share: