A Grande Comissão: Um Enfoque Etnocêntrico


️ Artigo: Ev. Jair Alves | 1 de Outubro de 2023

TEXTO ÁUREO

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 28.19,20; Marcos 16.15-18; Mateus 28 19


Apresentação

A lição bíblica deste trimestre se concentra na obra missionária, enfatizando o mandamento de Jesus de pregar o Evangelho a todas as pessoas. Na primeira lição, o objetivo é clarificar a Grande Comissão, discutir as Missões Transculturais e oferecer uma visão global do Evangelho no mundo.


Tópico 1:  A GRANDE COMISSÃO.

1. O que é a Grande Comissão?

2. A questão cultural.

3. A ordem de fazer discípulos em todas a nações.

4. A eficácia e os objetivos da Grande Comissão.

1. O que é a Grande Comissão?

A Grande Comissão é um termo que se refere à instrução dada por Jesus Cristo aos seus discípulos após a sua ressurreição e antes de sua ascensão aos céus, conforme registrado nos evangelhos, especialmente em Mateus 28:18, 20.

A Grande Comissão não é uma opção a ser considerada. É um mandamento a ser obedecido.

Ela tem raízes no Antigo Testamento (Isaías 45:22; Gênesis 12:3) e é fundamentada no Novo Testamento (Mateus 9:37-38; Mateus 28:19; Atos 1:8).


2. A questão cultural.

O Ide de Jesus na Grande Comissão também implica em levar o Evangelho para culturas diferentes. O desafio da obra missionária é anunciar o Evangelho em culturas distintas.

Não devemos menosprezar a cultura do povo que queremos evangelizar, nem impor nossa própria cultura (1 Coríntios 1:1-2).


No entanto, a cultura de um povo deve ser examinada à luz das Escrituras, pois, devido ao pecado, pode estar marcada por imperfeições e influências demoníacas.


Devemos estar dispostos a compartilhar o Evangelho além de nossas próprias fronteiras e nos preparar para esse desafio.


3. A ordem de fazer discípulos em todas a nações.

A ordem de fazer discípulos em todas as nações refere-se a proclamar o Evangelho a grupos étnicos, não apenas a países.


Existem cerca de 24.000 etnias no mundo, e quase metade delas ainda não ouviu o Evangelho.

Isso deve nos comover profundamente. É urgente seguir o chamado do apóstolo Paulo em Romanos 15:20 para levar o Evangelho aonde Cristo ainda não foi anunciado.


Referência bíblica:


Romanos 15:20 (NAA) - "Esforçando-me deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já foi anunciado."

Essa passagem enfatiza a urgência de levar o Evangelho a lugares onde ele ainda não foi proclamado, destacando a importância de alcançar diferentes grupos étnicos com a mensagem de Cristo.


É um apelo à missão global e ao cuidado pelas almas que ainda não ouviram a Palavra de Deus.


4. A eficácia e os objetivos da Grande Comissão.

A Grande Comissão é eficaz quando realizada por pessoas capacitadas pelo Espírito Santo, pois Ele convence do pecado, regenera o pecador e capacita a confessar Jesus como Senhor (João 16:8; Tito 3:5; 1 Coríntios 12:3).


Os objetivos da Grande Comissão incluem:

1. Proclamar o Evangelho.

Essa é a missão primordial, conforme ordenada por Jesus em Mateus 28:19, onde os discípulos são instruídos a fazer discípulos de todas as nações, começando pela proclamação das boas novas.


2. Discipular novos convertidos.

Como Jesus ensinou em Mateus 28:20, os discípulos devem não apenas evangelizar, mas também ensinar os convertidos a observar tudo o que Ele ordenou.


Isso implica em nutrir o crescimento espiritual e o amadurecimento dos novos crentes.


3. Integrá-los na igreja local.

A comunhão e a participação ativa na vida da igreja desempenham um papel fundamental na vida do crente. Os convertidos devem ser acolhidos e envolvidos na comunidade local de fé, onde podem crescer na graça e no conhecimento de Cristo, como destacado em Atos 2:42, que descreve os primeiros crentes perseverando na comunhão dos santos.

Tópico 2:   MISSÕES TRANSCULTURAIS

1. Conceito.

2. Visão transcultural da Bíblia.

3. Barreiras nas Missões Transculturais.


1. Conceito.

Missões Transculturais significam levar o Evangelho a culturas diferentes.

O termo "trans" significa ir além e através de culturas. O objetivo é garantir que o Evangelho alcance todas as partes do mundo, especialmente onde grupos étnicos ainda não ouviram sobre as Boas-Novas.


Missões Transculturais são uma expressão prática da Grande Comissão, que envolve levar o Evangelho a todas as nações e culturas, seguindo o exemplo e as instruções de Jesus e dos apóstolos.

2. Visão transcultural da Bíblia.

A Bíblia é o padrão para missões transculturais, refletindo um Deus missionário que se revelou desde o Antigo Testamento.

Através de exemplos como Gênesis 3:15, 6:11-14 e 12:3, Deus mostrou interesse por toda a humanidade, não apenas uma nação.

A Igreja é a agência de missões escolhida por Deus para expandir Seu reino para todas as nações, conforme evidenciado em passagens como Atos 9:15, 16:5, 22:14-15-21 e 26:16-18.


3. Barreiras nas Missões Transculturais.

Missões Transculturais enfrentam diversas barreiras, incluindo geográficas, culturais, econômicas, linguísticas e religiosas. A Igreja deve estar ciente dessas barreiras e preparada para cumprir sua missão.

No entanto, o mesmo Espírito Santo que capacitou os apóstolos a superar essas barreiras em seu tempo está disponível para a Igreja atual na tarefa de proclamar o Evangelho.

Referências bíblicas:

Atos 1:8 - Destaca a expansão da mensagem cristã para além das barreiras geográficas.

1 Coríntios 9:22b - Reflete a abordagem adaptável de Paulo em face das barreiras culturais.

Colossenses 3:11 - Enfatiza a unidade em Cristo, superando barreiras culturais.

Romanos 10:14-15 - Sublinha a importância de superar barreiras linguísticas para a evangelização.

Atos 13:45 - Exemplo das barreiras religiosas que os apóstolos enfrentaram.


Tópico 3: VISÃO GLOBAL DO EVANGELHO NO MUNDO

1. Evangelização e Discipulado.

2. Arrependimento e capacitação do Espírito.


1. Evangelização e Discipulado.

A passagem em Mateus 28:18-20 enfatiza a importância de "fazer discípulos", indicando que a missão não é apenas um evento único, mas um processo contínuo que requer tempo.


Jesus passou três anos forjando o caráter de seus discípulos como exemplo. Por outro lado, em Marcos 16:15-20, a ênfase está na "proclamação" e no "anúncio" do Evangelho.


Por outro lado, Marcos 16:15-20 destaca a "proclamação" e o "anúncio" do Evangelho de forma pública. Evangelização e discipulado são duas dimensões essenciais da mesma missão.


Essas passagens destacam a dualidade da missão cristã:

proclamar o Evangelho publicamente (ou seja, evangelização) e ensinar os convertidos a obedecerem aos ensinamentos de Jesus (ou seja, discipulado). Ambas são partes fundamentais da responsabilidade da Igreja em disseminar a mensagem de Cristo no mundo.


2. Arrependimento e capacitação do Espírito.

Na Missão Transcultural, devemos enfatizar o chamado ao arrependimento para obter o perdão dos pecados, conforme Lucas 24:46-49.

Isso deve ser feito sob a autoridade de Jesus, que nos comissionou como testemunhas, capacitadas pelo Espírito Santo, não apenas em nossa localidade, mas também em lugares distantes, como indicado em Atos 1:8.

Devemos estar prontos para proclamar a mensagem de Jesus, confiando na capacitação do Espírito Santo, e encorajando os pecadores a se arrependerem e crerem no Evangelho, como demonstrado em Marcos 1:15.


CONCLUSÃO

Ficou claro que a Missão Transcultural envolve a proclamação do Evangelho em diferentes culturas, superando barreiras geográficas, culturais, econômicas, linguísticas e religiosas.

A Bíblia é nosso guia nesse empreendimento, pois desde o Antigo Testamento Deus revelou Sua preocupação com todas as nações.

Além disso, compreendemos que a Grande Comissão não se limita a um ato único, mas envolve o fazer discípulos ao longo do tempo. Isso requer investimento contínuo na formação daqueles que recebem a mensagem de Cristo.

Share: