GĂȘnesis 1.1 “No princĂpio, criou Deus...”. Essas quatro primeiras palavras da BĂblia representam o alicerce da fĂ©. Creia nelas e serĂĄ capaz de acreditar em tudo que estĂĄ escrito na BĂblia. GĂȘnesis contĂ©m o Ășnico relato legĂtimo da criação. AlĂ©m disso, fornece sentido e propĂłsito para pessoas de todas as idades, e seu conteĂșdo vai muito alĂ©m do que todos somos capazes de absorver. Em vez de tentar provar a existĂȘncia de Deus, o texto inicia-se pressupondo isso como um fato.
A
BĂblia chama de insensato (SI 14:1; SI 53:1) aquele que escolhe negar a existĂȘncia
de Deus. Assim como as Escrituras abrem falando de Deus, ele deve ser também o
primeiro em nossa vida.
No
princĂpio, criou Deus os cĂ©us e a terra (Gn 1.1). A palavra cĂ©u, em hebraico,
estĂĄ no plural.
TRĂS CĂUS MENCIONADOS NA BĂBLIA
Deus
criou todos os trĂȘs:
Primeiro cĂ©u — lar dos pĂĄssaros e das
nuvens (Dn 4.12; Mt 6.26).
Segundo cĂ©u — lar do sol, da lua e
das estrelas (Sl 19.1).
Terceiro cĂ©u — lar dos anjos e dos
santos que se foram (2 Co 12.2).
O DEUS DA
CRIAĂĂO ([1])
(1)
Deus se revela na BĂblia como um ser infinito, eterno, autoexistente e como a
Causa PrimĂĄria de tudo o que existe.
Nunca
houve um momento em que Deus nĂŁo existisse. Conforme afirma MoisĂ©s: “Antes que
os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade
a eternidade, tu Ă©s Deus” (Sl 90.2).
Noutras
palavras, Deus existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito.
Ele é anterior a toda criação, no céu e na terra, estå acima e independe dela
(ver 1Tm 6.16 nota; Cl 1.16).
(2)
Deus se revela como um ser pessoal que criou AdĂŁo e Eva “Ă sua imagem” (1.27;
ver 1.26 nota).
Porque
AdĂŁo e Eva foram criados Ă imagem de Deus, podiam comunicar-se com Ele, e
também com Ele
ter
comunhĂŁo de modo amoroso e pessoal.
(3)
Deus também se revela como um ser moral que criou tudo bom e, portanto, sem
pecado.
Ao
terminar Deus a obra da criação, contemplou tudo o que fizera e observou que
era “muito bom” (1.31).
Posto
que Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, eles também não
tinham pecado (ver 1.26 nota). O pecado entrou na existĂȘncia humana quando Eva
foi tentada pela serpente, ou SatanĂĄs (Gn 3; Rm 5.12; Ap 12.9).
đ„ Veja tambĂ©m:
O
livro da Criação Divina: GĂȘnesis
Artigo:
Jair Alves
đ» Publicado em: www.evjairalves.blogspot.com
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