A Criação do Céu: Obra do Deus Vivo

GĂȘnesis 1.1No princĂ­pio, criou Deus...”. Essas quatro primeiras palavras da BĂ­blia representam o alicerce da fĂ©. Creia nelas e serĂĄ capaz de acreditar em tudo que estĂĄ escrito na BĂ­blia. GĂȘnesis contĂ©m o Ășnico relato legĂ­timo da criação. AlĂ©m disso, fornece sentido e propĂłsito para pessoas de todas as idades, e seu conteĂșdo vai muito alĂ©m do que todos somos capazes de absorver. Em vez de tentar provar a existĂȘncia de Deus, o texto inicia-se pressupondo isso como um fato.

 

A BĂ­blia chama de insensato (SI 14:1; SI 53:1) aquele que escolhe negar a existĂȘncia de Deus. Assim como as Escrituras abrem falando de Deus, ele deve ser tambĂ©m o primeiro em nossa vida.

 

No princípio, criou Deus os céus e a terra (Gn 1.1). A palavra céu, em hebraico, estå no plural.

 

TRÊS CÉUS MENCIONADOS NA BÍBLIA

Deus criou todos os trĂȘs:

Primeiro cĂ©u — lar dos pĂĄssaros e das nuvens (Dn 4.12; Mt 6.26).

Segundo cĂ©u — lar do sol, da lua e das estrelas (Sl 19.1).

Terceiro cĂ©u — lar dos anjos e dos santos que se foram (2 Co 12.2).

 

O DEUS DA CRIAÇÃO ([1])

(1) Deus se revela na BĂ­blia como um ser infinito, eterno, autoexistente e como a Causa PrimĂĄria de tudo o que existe.

 

Nunca houve um momento em que Deus nĂŁo existisse. Conforme afirma MoisĂ©s: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu Ă©s Deus” (Sl 90.2).

 

Noutras palavras, Deus existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior a toda criação, no céu e na terra, estå acima e independe dela (ver 1Tm 6.16 nota; Cl 1.16).

 

(2) Deus se revela como um ser pessoal que criou AdĂŁo e Eva “Ă  sua imagem” (1.27; ver 1.26 nota).

 

Porque Adão e Eva foram criados à imagem de Deus, podiam comunicar-se com Ele, e também com Ele

ter comunhĂŁo de modo amoroso e pessoal.

 

(3) Deus também se revela como um ser moral que criou tudo bom e, portanto, sem pecado.

 

Ao terminar Deus a obra da criação, contemplou tudo o que fizera e observou que era “muito bom” (1.31).

 

Posto que AdĂŁo e Eva foram criados Ă  imagem e semelhança de Deus, eles tambĂ©m nĂŁo tinham pecado (ver 1.26 nota). O pecado entrou na existĂȘncia humana quando Eva foi tentada pela serpente, ou SatanĂĄs (Gn 3; Rm 5.12; Ap 12.9).

 

đŸ”„ Veja tambĂ©m:

O livro da Criação Divina: GĂȘnesis

 

Artigo: Jair Alves




[1] BĂ­blia de Estudo Pentecostal)

 đŸ’» Publicado em: www.evjairalves.blogspot.com

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