O Perfil do Obreiro que Agrada a Deus


Através da vida ministerial de obreiros do Novo Testamento, podemos construir um perfil que de fato demonstra o nosso comprometimento com Deus e com sua obra.
Quando observamos a vida de homens como Paulo, Timóteo, Tito e outros, podemos construir um perfil para o nosso ministério. Esses líderes tinham como dever básico, em relação à igreja de Cristo, servir de exemplo, de modelo.
O apóstolo Paulo viveu uma vida tão exemplar, ao ponto de ele a firmar: “SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo (1 Co 11.1)”. O segredo de Paulo: Imitava o próprio Jesus!
Já o obreiro Tito foi ordenado a ser exemplo de boa conduta. “Mas você Tito, ensina o que está de acordo com a doutrina verdadeira. Você mesmo de ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinado. Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso respeito (Tito 2.1,7, 8 – NTLH)”.
Quanto ao obreiro Timóteo, ele tinha o dever de ser exemplo para os fiéis. “[...] mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza (1 Tm 4.12)”.

1. Exemplos de Paulo para nós.
Se nós todos imitarmos a vida ministerial de Paulo, certamente seremos obreiros diferenciados diante de Deus. Destacamos aqui alguns dos muitos exemplos deixados por Paulo.

a) Paulo não mudava o evangelho na intenção de agradar os outros.
1 Tessalonicenses 2.4 – Bíblia Viva:
“[...] assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações”.
b) Paulo servia a Deus de todo coração.
Romanos 1.9 – Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje: “Eu sirvo a Deus com todo o meu coração, anunciando a boa notícia a respeito do seu Filho [...]”.
c) Paulo estava preparado para pregar tanto para quem era instruído quanto para quem não tinha instrução.
Romanos 1.4 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje: “Pois é meu dever pregara todos, tanto aos civilizados como aos não civilizados, tanto aos instruídos como aos sem instrução”.
d) Paulo dava muita importância à leitura, a exortação e ao ensino. Vejamos o que ele ordenou ao obreiro Timóteo.
1 Timóteo 4. 13:Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá”.
Veja também: 2 Tm 4.13; Rm 12.7; 1 Co 4.17.

e) Paulo ajudava os irmãos mais necessitados.
Veja Romanos 15.25-28; Gálatas 2.10.

f) Paulo batia de frete quando um líder agia de maneira errada diante da igreja de Cristo.

Gálatas 2.11 - 15 – BV: E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente [1] conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.

Além dos exemplos a cima citados, vemos também Paulo dando grande importância à oração (Cl 4.2; Fp 1.4) e a santidade (1 Ts 3.13).  Além de tudo que até aqui foi exposto sobre Paulo, encontramos em 1 Coríntios 2.4 e em 1 Tessalonicenses 1.5, o segredo do sucesso ministerial do apóstolo.

Eis o que ele nos revela em 1 Coríntios 2.4:A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder”.

2. Os deveres do obreiro Timóteo.

Entre os deveres do Timóteo, podemos destacar os seguintes:

1) Exercitar-se em piedade (1 Tm 4.7,8).
2) Ser exemplos para os fieis (1 Tm 4.12).
3) Ser perseverante na leitura, exortação e ensino (1 Tm 4.13).
4) Cuidar de si mesmo e da doutrina (1 Tm 4.16).
5) Procurar ser aprovado e manejar bem a Palavra da Verdade (2 Tm 1.15).
6) Orar intercedendo por todos os homens (1 Tm 2.1,2).
7) Não participar de pecados alheios (1 Tm 5.22).
8) Não repreender asperamente (1 Tm 5.1).

Os deveres do obreiro Timóteo devem fazer parte do perfil do obreiro que deseja ser diferenciado.

3. Os deveres do Obreiro Tito.
1 – Ensinar de acordo como a doutrina verdadeira (Tt 2.1 – NTLH).
2- Ser exemplo de boa conduta (Tt 2.7 - NTLH).
3- Ensinar com sinceridade (Tt 2.7 – NTLH).
4- Ensinar com a finalidade de animar (exortar) e repreender os ouvintes (Tt 2.15 – NTLH).
5- Usar Palavras certas (Tt 2.8 – NTLH).
6- Repreender duramente os falsos mestres (Tt 1.13 – NTLH).
7- Ensinar os crentes a respeitar e obedecer aos governantes e as autoridades (Tt 3.1 - NTLH).
8- Evitar o herege contumaz (Tt 3.10 - NTLH)

Fonte: Livro Obreiro Diferenciado – Acesse Aqui


[1] De modo direito, com justiça.

Share: