Subsídio EBD Lição 2 Imagens bíblicas da igreja

Subsídios bíblicos para a classe da escola dominical dos adultos CPAD

Subsídios lição 2 do 1° trimestre de 2024

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS (CPAD)

A Igreja é o corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro, o templo do Espírito Santo. Essas imagens nos mostram que a Igreja é uma comunidade de pessoas unidas a Cristo por meio da fé. Ela é chamada a viver em amor, unidade e serviço ao mundo.

IMAGENS QUE DESCREVEM UM RELACIONAMENTO DE CRISTO COM A IGREJA


1. A Noiva de Cristo: Um Relacionamento de Intimidade

A) Vínculo de Amor e Expectativa

A figura da "Noiva de Cristo" enfatiza a união profunda e o vínculo de amor entre a igreja e Cristo. Ela está em processo de preparação para as bodas do Cordeiro, como mencionado em Apocalipse 19:7-9. Essa imagem destaca a jornada da igreja, aguardando com expectativa a consumação final da união nos céus.


B) Preparação e Espera

Esta imagem não apenas enfatiza o relacionamento, mas também a preparação da igreja para o retorno de Cristo. Assim como uma noiva se prepara para o casamento, a igreja é chamada a viver em santidade e expectativa. Mateus 25:1-13 destaca a parábola das virgens prudentes e insensatas, ressaltando a importância da preparação.


2. A Esposa de Cristo: Uma União Consumada

As figuras da "Noiva de Cristo (2 Coríntios 11:2) e "Esposa de Cristo ( Efésios 5:25-27; Apocalipse 19:7-9) "são ambas metáforas que descrevem a relação da igreja com Cristo, mas elas destacam aspectos distintos dessa relação.

A) Fruto da Aliança

A transição da noiva para a esposa simboliza a consumação da união. A igreja, como esposa de Cristo, experimenta a plenitude da aliança, vivendo em total comunhão com o Noivo.


B) Parceria e Cooperação

Ao descrever a igreja como esposa, enfatiza-se a parceria e cooperação. A esposa não apenas compartilha a vida com o esposo, mas também colabora ativamente no propósito divino.


C) Permanência na União

A metáfora da esposa representa a união indissolúvel entre a Igreja e Cristo. Isso reflete a promessa de Cristo de estar sempre presente com a Igreja, até o fim dos tempos (Mateus 28:20).


3. Rebanho de Deus: Uma Relação Pastor-Ovelha (Atos 20:28)

A imagem do rebanho ressalta o cuidado e a direção que Cristo, o Pastor, proporciona à Sua igreja. João 10:11 destaca que Cristo é o Bom Pastor que dá a Sua vida pelas ovelhas, demonstrando amor e proteção.


A) Guia e Cuidado

A imagem do rebanho destaca o relacionamento pastor-ovelha, onde Cristo é o Bom Pastor que guia e cuida do Seu rebanho. Essa relação ressalta o cuidado amoroso e a liderança sábia de Cristo.


B) Comunhão entre as Ovelhas

Além de descrever a função, a metáfora do rebanho destaca a comunhão entre as ovelhas. O chamado pelo nome, mencionado em João 10:3, ilustra a proximidade e o conhecimento pessoal.

LEIA TAMBÉM 👇

C) Segurança na Sombra do Pastor

A relação pastor-ovelha proporciona uma sensação de segurança. Como mencionado no Salmo 23, as ovelhas encontram repouso na sombra do Pastor, simbolizando proteção e descanso.

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 1° Trimestre 2024 – ABRIR AQUI

O Curso Para Professores de Escola Dominical foi criado com objetivo triplo: Capacitar os novos professores, Reciclar os professores veteranos e Divulgar a Escola Bíblica Dominical.

Share: